22 duvidas mais frequentes sobre consorcio de carro da Volkswagen

As dúvidas sobre consórcio de carro que abordaremos aqui são relacionadas às perguntas mais frequentes dos nossos clientes e que nos são enviadas por e-mail ou informações solicitadas em nosso chat.

 São 21 dúvidas mais frequentes sobre consórcio de carro da Volkswagen.

22 duvidas mais frequentes sobre consorcio de carro da Volkswagen
Consórcio Volkswagen — O consórcio que vem com o selo de garantia da fábrica. Toda essa estrutura só é possível porque conta com uma equipe de profissionais treinados periodicamente e que estão aptos a oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade. O Consórcio Nacional Volkswagen, ao longo dos anos, exerceu muita seriedade e competência e, com a participação de todos os envolvidos, superou mais de quatro décadas de existência, desenvolvendo a tradição de oferecer produtos inovadores e construiu uma carteira de mais de 500 mil clientes ativos.
Você tem dúvidas sobre o consórcio? Então acompanhe as perguntas e respostas abaixo⤵️


Veja agora as perguntas mais frequentes sobre o sistema de consórcio:

  1. O que é o consórcio de carro e quais são as principais vantagens?
  2. Quando e como eu pego o veículo no consórcio?
  3. Como funciona a entrega dos veículos no consórcio (contemplações)?
  4. O que é preciso para fazer um consórcio de veículo?
  5. Como é calculada a minha mensalidade?
  6. No consórcio quais as chances de ser contemplado?
  7. O que é preciso para tirar o carro após ser contemplado?
  8. Não quero ser sorteado, para não ter que retirar o veículo, o que fazer?
  9. Quero pagar a parcela, mas não recebi o boleto. O que fazer?
  10. Como faço para fazer o pagamento de uma parcela em atraso?
  11. Como posso antecipar a quitação do meu consórcio?
  12. Como posso fazer, estando no consórcio, para tirar a alienação do meu veículo?
  13. Como posso fazer para antecipar algumas mensalidades do meu consórcio?
  14. Minha mensalidade foi paga, mas não vejo a baixa deste pagamento no meu extrato mensal. O que devo fazer?
  15. O que eu preciso fazer para me manter informado sobre meu consórcio?
  16. O que eu faço se precisar mudar meus dados cadastrais?
  17. Como posso fazer para ter uma segunda via do meu contrato?
  18. Como posso trocar de carro utilizando a substituição de garantia, caso você já esteja de posse do veículo?
  19. Posso vender o meu veículo transferindo a dívida e a titularidade do meu consórcio?
  20. Posso alterar o estado de emplacamento do meu veículo?
  21. Se eu desistir do consórcio após ter pago mais de 10 parcelas, eu perco tudo o que paguei?
  22. Se eu quiser retornar ao consórcio depois que minha cota foi cancelada, posso?


RESPOSTAS:

1. O que é o consórcio de carro e quais as principais vantagens?

Nosso Consórcio é organizado de forma que um grupo de pessoas ou empresas possa se reunir e criar uma sociedade, que terá prazo de duração e número de cotas previamente determinados, com o gerenciamento do Consórcio Volkswagen, que é a administradora do grupo de consórcio. A finalidade é facilitar que créditos que sejam suficientes para a compra de um veículo possam ser entregues mensalmente aos participantes do grupo.

Temporalmente, o Consórcio Nacional Volkswagen criou planos de consórcio que se ajustam perfeitamente ao seu orçamento mensal.

O grupo pode ser misto, permitindo créditos e veículos diferentes, mas com valores aproximados básicos do plano.

Para você reservar sua vaga agora em um consórcio, escolha no site o modelo do veículo e o plano adequado para você, preencha o formulário com as informações solicitadas e depois é só clicar em enviar.

2. Quando e como eu pego o veículo no Consórcio?

A partir da primeira reunião, você já pode se candidatar para retirar o seu veículo. As condições são: por sorteio, através da loteria federal, ou através da contemplação por lance.

Para começar, o grupo de consórcio será formado e, na data da primeira reunião, que será informada pelo Consórcio Volkswagen, você já começará a participar da entrega dos veículos. Isso significa que a administradora já tem adesões em número e condições suficientes para assegurar a quantidade de entrega mensal de veículos.

Assim que for organizado o grupo, você será informado e terá o número do seu grupo, a cota e o dígito com a senha para acesso ao seu Atendimento Eletrônico.

O consórcio Volkswagen terá até 90 dias para constituir o grupo, contados da data de assinatura da Proposta de adesão do seu consórcio.

3. Como funciona a entrega dos veículos no consórcio (contemplações)?

A contemplação é a autorização para você poder utilizar o crédito para dar entrada no faturamento do seu veículo.

Para os consorciados que estiverem em dia com os pagamentos mensais, a contemplação pode acontecer de duas maneiras:

Por sorteio, com a utilização dos resultados da loteria federal, lembrando que quem já retirou o veículo não concorre mais, aumentando as chances de quem ainda não tirou o veículo.
Por lance, conforme as regras estabelecidas no contrato de Consórcio.

A confirmação da contemplação ocorre na data da reunião mensal do grupo (Assembleia). Após a realização da reunião mensal, é possível verificar o resultado e saber quem foram os clientes contemplados, na opção Assembleia, no seu atendimento eletrônico.

20 duvidas mais frequentes sobre consorcio de carro da Volkswagen

4. O que é preciso para fazer um consórcio de veículo?

Pessoa Física:

- RG;

- CPF.

- Para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos vão precisar assinar a Proposta de Participação em Grupo de Consórcio, com seus pais ou responsável legal.

Empresas:

- Contrato Social e alterações;

- CNPJ.

- O Consórcio Nacional Volkswagen poderá solicitar outras informações para a avaliação cadastral do cliente.

5. Como é calculada a minha mensalidade?

As mensalidades correspondem à soma da Taxa de Administração, Contribuições ao Fundo Comum (percentual para compra do veículo) e de Reserva; além de outras obrigações financeiras do consorciado (impostos, etc.), previstas no contrato de Consórcio.

6. No consórcio quais as chances de ser contemplado?

Primeiramente, entenda como funciona a entrega dos veículos no consórcio:

Por lance:

O lance é uma quantia em dinheiro que será oferecida como antecipação de mensalidades. O lance será considerado vencedor quando o valor oferecido for o maior ou estiver entre os maiores valores oferecidos dentro daquela reunião.

Existem quatro maneiras para você fazer sua oferta de lance:

- Atendimento eletrônico: por meio do site, acessando a opção Assembleia;

- Através da Central de Relacionamento (ligação);

- Pessoalmente, indo na reunião (Assembleia), que será realizada em nossa matriz, localizada na Rua Volkswagen, 291, Parque Jabaquara, São Paulo, conforme data e horário informados em seu boleto mensal e no site.

- Todas as ofertas serão recebidas até 1 (um) dia antes da data da Assembleia de Contemplação e serão consideradas, desde que registradas até as 20 horas.

Saiba como definir o valor de lance para ser contemplado mais rápido.

A quantidade de bens a serem entregues por reunião estará limitada à arrecadação do grupo na data da assembleia, lembrando que: será considerado o veículo básico do plano, acrescido das respectivas Taxas de Administração e Fundo de Reserva, excluídos os valores referentes à Taxa de Administração e Fundo de Reserva do grupo. O pagamento do lance só ocorrerá após a confirmação da contemplação.

Acompanhe as assembleias: Participar das assembleias do consórcio pode ajudá-lo a entender melhor como o processo funciona e quando é provável que ocorra o sorteio da carta de crédito. Isso pode ajudá-lo a planejar quando fazer seu lance ou se preparar para oferecer um lance mais baixo em uma assembleia futura.

Se ocorrer empate, o Consórcio Volkswagen valer-se-á automaticamente da sequência para eleger o próximo sorteado, prevista no sistema de sorteio, com base nos resultados da Loteria Federal para a reunião ou (Assembleia Geral Ordinária) considerada, conforme o previsto no contrato de consórcio.

Por sorteio

O Consórcio Nacional Volkswagen realiza sorteios mensais para contemplar seus clientes com o crédito para a aquisição de um veículo. O processo de sorteio é realizado através do resultado da loteria federal e de um sistema eletrônico auditado por uma empresa especializada, e também, você pode ir a assembléia e ver a sua reunião

Todos os consorciados ativos, que estejam em dia com suas obrigações financeiras, participam do sorteio. A cada mês, um ou mais clientes são contemplados, dependendo da quantidade de créditos disponíveis no grupo.

Uma vez sorteado, você não precisará desembolsar nenhuma grande quantia, basta apenas aprovar o seu cadastro, se dirigir a uma loja e fazer o pedido do seu veículo.

Os clientes contemplados têm a liberdade de escolher o modelo de veículo que desejam adquirir, de acordo com o valor do crédito recebido. Além disso, ao ser contemplado, o cliente também pode optar por utilizar o crédito para, tirar um veículo de menor valor e quitar seu saldo devedor ou para antecipar parcelas futuras.

7. O que é preciso para tirar o carro após ser contemplado?

Após confirmada a sua contemplação por sorteio ou lance na reunião (Assembleia), faça o download do arquivo na área do cliente no atendimento eletrônico, os documentos necessários para ocorrer a formalização do processo de contemplação.

Se você foi contemplado por lance, efetue o pagamento em dinheiro ou cheque administrativo em até 3 (três) dias após a contemplação. Para obter o boleto, acesse a opção Serviços ou, se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco.

Munido dos documentos, compareça à concessionária mais próxima para a entrega da documentação e a aprovação do crédito pela administradora para posterior faturamento do veículo.

8. Não quero ser sorteado, para não ter que retirar o veículo, o que fazer?

A partir da segunda reunião (Assembleia Geral Ordinária) e desde que se tenha o número suficiente de Cotas a serem contempladas, o consorciado poderá solicitar sua exclusão do sorteio por carta ou outros meios disponibilizados para o período que corresponder a, no mínimo, três reuniões.

Se for um grupo com muitas reuniões e os únicos consorciados a serem contemplados estiverem na situação de exclusão de sorteio, a cota ficará, automaticamente, à disposição para contemplação.

A opção de exclusão de sorteio encontra-se disponível no site, e você poderá retornar a qualquer momento mediante solicitação formal.

Se preferir, em caso de dúvida, envie uma mensagem para o Fale Conosco.

9. Quero pagar a parcela, mas não recebi o boleto, o que fazer?

O boleto para pagamento da sua parcela é encaminhado mensalmente para o seu endereço de correspondência em até 10 dias antes do vencimento.

A segunda via do boleto para pagamento da sua parcela encontra-se disponível na sua área de cliente, através do atendimento eletrônico, fácil e muito rápido, e isso você terá a tranquilidade que precisa para que você possa ter a gestão correta dos pagamentos do seu consórcio, sem precisar se preocupar com o correio.


consorcio


10. Como você faz para fazer o pagamento de uma parcela em atraso?

Após você ser notificado, a liquidação do débito deverá ser regularizada na seguradora. Para entrar em contato é só agendar o pagamento da mensalidade em atraso. Fale conosco em
 nossos canais de atendimento.

11. Como posso antecipadamente quitar meu consórcio?

Se as suas mensalidades estiverem em dia, você poderá quitar o saldo devedor a qualquer momento. No atendimento eletrônico, na sua área de cliente, essa opção encontra-se disponível ou, se preferir, clique em acesse nossos canais de atendimento.

Dentro das regras do consórcio, os valores pagos fora da data da reunião (assembleia) estarão sujeitos à alteração, caso o valor do veículo sofra algum reajuste até a data da reunião subsequente à data do pagamento.

12. Como posso fazer, estando no consórcio, para tirar a alienação do meu veículo?

Se a sua cota estiver devidamente quitada, a baixa do gravame ocorrerá de forma automática 15 dias após a data da sua reunião referente ao pagamento da quitação do consórcio.

Após esse prazo, será necessário ir ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

13. Como eu posso fazer para antecipar algumas mensalidades do meu consórcio?

No seu boleto de pagamento mensal, basta somar o valor a ser antecipado e anotar no campo “valor cobrado”, fácil e rápido.
Todo o montante que exceder ao valor previsto a ser pago no mês, informado pela administradora, conforme disposto no regulamento, será abatido percentualmente do saldo devedor.

14. Minha mensalidade foi paga, mas não vejo a baixa deste pagamento no meu extrato mensal, o que devo fazer?

Após 48 horas da realização do pagamento, acesse nosso canal de atendimento e envie uma mensagem solicitando a apropriação do valor pago. Você pode enviar uma cópia do pagamento digitalizado para a central, informando o número do grupo/cota/dígito e o protocolo de atendimento para a regularização do contrato.

15. O que eu preciso fazer para me manter informado sobre meu consórcio?

Essa opção está disponível no ícone Meu Consórcio. Você terá acesso e irá visualizar os pagamentos efetuados e as datas das mensalidades futuras. Se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, no canal de atendimento, solicitando o extrato de conta corrente. Tudo muito rápido e simples.

16. O que eu faço se precisar mudar meus dados cadastrais?

Na sua área de cliente, vá até o recurso de Atualização dos dados cadastrais e selecione a opção para atualizar o seu cadastro.

Muito importante!
Se ocorrer alguma mudança, é importante que você atualize seus dados cadastrais para que possamos manter contato permanente. Toda vez que você precisar ser informado de algo importante para o sucesso do seu investimento, será mais fácil.

17. Como posso fazer para ter uma segunda via do meu contrato?

No ato da aquisição da Cota, você recebe uma via do termo de adesão. Caso necessite de uma segunda via, entre em contato conosco nos nossos canais de atendimento.

Se por acaso você não tenha recebido esse documento, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, para que nossa equipe te encaminhe uma cópia do seu contrato como arquivo PDF.

18. Como posso trocar de carro utilizando a substituição de garantia, no caso de você já estar de posse do veículo?

Tendo a prévia autorização do Consórcio Volkswagen, é possível substituir o veículo, desde que o valor do novo veículo seja igual ou superior ao valor do saldo devedor da cota de consórcio. O veículo substituto deve ser da mesma natureza (categoria) e não pode ter dívidas.

O novo veículo também será alienado ao Consórcio Nacional Volkswagen e, para essa operação, a cota deverá estar em dia.

19. Posso vender o meu veículo transferindo a dívida e a titularidade do meu consórcio?

É possível transferir os direitos e obrigações inerentes à sua cota, mediante prévia e expressa anuência do Consórcio Volkswagen, de acordo com os critérios e condições estabelecidos no contrato. Para essa operação, sua cota deverá estar em dia.

20. Posso alterar o estado de emplacamento do meu veículo?

Sim, é possível alterar a unidade federativa (UF) de licenciamento do veículo para outra unidade. Acesse sua área de cliente e fale conosco, para receber os documentos.

Importante: para isso ocorrer, não pode ter mensalidades em atraso.

21. Se eu desistir do consórcio após ter pago mais de 10 parcelas eu perco tudo o que paguei?

Não, você não perde tudo o que pagou, pelo contrário, como as suas parcelas são reajustadas pelo valor do veículo (conforme regras do consórcio), se você pagou várias parcelas, elas serão corrigidas e descontado um valor em percentual que parte é do seu grupo e uma parte da administradora, e o restante será devolvido para você corrigido.

E como ocorre isso: para ser excluído do grupo, isso só pode ocorrer enquanto você não estiver contemplado, porém, em razão da desistência declarada ou inadimplência de suas obrigações financeiras, equivalentes a 2 (duas) mensalidades.

No momento da exclusão do grupo, o consorciado passará a ser considerado participante excluído, ficando com o direito de participar da contemplação, por sorteio, para recebimento do seu crédito parcial em espécie, nas mesmas condições dos consorciados ativos e de acordo com a disponibilidade de caixa do grupo. Assim que ocorrer a contemplação, você receberá um comunicado informando a disponibilidade dos valores e também solicitando os dados bancários do titular da cota para a devida devolução.

22. Se eu quiser retornar ao consórcio depois que minha cota foi cancelada, posso?

Para isso, você poderá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento para verificar a possibilidade de obter o formulário para reativação da sua cota. Isso ocorre mediante a comprovação do pagamento de 80% do saldo vencido.

Você pode também parcelar (negociar) a dívida; o saldo em atraso será diluído nas parcelas a vencer com a proposta de pagamento de todo o saldo vencido, caso você seja contemplado antes do término do acordo.



Assuntos relacionados

A verdade que ninguém nunca te contou sobre o Plano Nivus.


Quais são os cuidados que você precisa ter antes de fazer um Consórcio de carro.
O que é um consórcio? Descubra como comprar seu Carro. Aprenda Agora!

20 duvidas mais frequentes sobre consorcio de carro da Volkswagen

 

Se este conteúdo foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se,

compartilhe e dê um like! Abaixo estão os nossos links.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato