Estamos aqui para te dar algumas dicas e sugestões que vão te ajudar a decidir com mais tranquilidade e equilíbrio, se você deve financiar, ou comprar seu carro em um consórcio. 

A ideia é que você ajuste e analise as suas necessidades momentâneas com as suas condições financeiras. Para que no final você possa decidir se é melhor: postergar, financiar ou comprar seu carro em um consórcio.

consorcio é melhor que financiamento? Não faça nenhum dos dois até ler este artigo.

 Qual é a linha de crédito que será ideal para sua situação e é isso que responderemos neste post, por isso eu já quero começar aqui te falando sobre as principais diferenças entre consórcio e financiamento e principalmente quando eles são mais indicados em cada situação.

 Muita gente confunde tudo, pensam que consórcio e financiamento são a mesma coisa, ou seja. 

Após terem comprado um carro financiado querem  transformar o financiamento em um consórcio, tentam reduzir as taxas e todo custo de um empréstimo bancário, enfim: quais são as diferenças e quando cada linha de crédito é mais adequada para cada situação?

 Primeira coisa  que se precisa entender, obviamente que o financiamento é uma das linhas de crédito mais utilizadas no país, justamente pela velocidade de receber o crédito. A princípio para você conseguir financiar, você terá que passar por uma análise de crédito e é aí nesse ponto que a coisa já começa a complicar, para quem já tem o nome com uma restrição, alguma pendência fica muito mais escasso conseguir um financiamento.

Também é difícil conseguir uma boa taxa de juros, porque os bancos na hora de calcular os juros do seu empréstimo ele considera o risco que ele terá, seja: o risco de calote, inflação, etc., e em tempos de crise isso ajuda a complicar as coisas, e como nosso país sempre esteve em crise, o dinheiro nunca foi barato.
 Outro detalhe importante é o lucro (remuneração) que o banco quer ter em cima do seu empréstimo, tem que ser alto para compensar o risco mesmo que esse seja pequeno.

 Para você financiar no nosso país, os principais bancos geralmente pedem, logo de cara em torno de trinta até cinquenta por cento de entrada, nessa altura obviamente que isso já trava muita gente, também por conta que os bancos tentam diminuir sempre o risco de crédito, por isso eles sempre tentam  diminuir o prazo de pagamento do financiamento.

 Então você vai lá pensando em financiar em 60 meses e ele bem libera para você em 24 ou 36 meses, muita das vezes as parcelas acabam ficando muito altas inviabilizando para boa parte das pessoas a possibilidade de comprar o veículo desejado por isso eles acabam comprando um veículo inferior ou um carro já muito rodado que acaba tendo custo maior de seguro e outros riscos. Tudo isso devido à necessidade de ter de imediato o veículo. 
2-consorcio-e-melhor-que-financiamento-www.cvwn.com.br- (631 px × 410 px)

O financiamento ele é ideal nos momentos que você tem urgência e você de fato precisa aquele bem imediatamente para resolver alguma situação da sua vida, ou seja, de repente você foi transferido de emprego e terá que mudar de cidade e esse automóvel será para você  trabalhar, por exemplo, na nossa visão acreditamos que o financiamento ele é ideal para pessoas com uma boa organização financeira e tem em mãos bastante recurso para chegar em concessionária e dar uma entrada muito alta e assim diminuir o valor a ser financiado.

Neste caso o prazo de pagamento diminui e também o valor financiado fazendo com que os juros não pesem tanto, existe também a questão de algumas pessoas que conseguem antecipar as parcelas de trás para frente reduzindo o tempo de pagamento do financiamento, trazendo para valor presente essas prestações.


Quando fazemos um comparativo pensando no Consórcio, você não terá que dar entrada e simplesmente você dividirá todo o valor do automóvel no total do prazo que você escolheu.

Também tem a questão com o pagamento de uma mensalidade você já começa a pagar o seu carro. Já o financiamento tem seus prós e também contras, obviamente é uma linha de crédito emergencial que de fato você consegue ter o veículo imediatamente.

É bom lembrar que isso só ocorrerá após a aprovação de crédito, sendo uma  triagem realizada pelo banco, para aprovar o seu financiamento, claro que você tem que estar consciente daquilo que você está realizando, o financiamento ele exige realmente um bom planejamento financeiro até porque as taxas de juros são muito altas, então: você terá  no final um custo muito alto pelo seu carro, e  é justamente por causa dessa velocidade.

No sistema de consórcio, por outro lado, você não tem a garantia e a agilidade de ter o crédito e infelizmente este é um filtro que barra muitas pessoas de se inscreverem em um grupo de consórcio. Você não pode por sorteio adquirir rapidamente o seu bem, obviamente por este motivo o preço pago pelo automóvel em um consórcio totalmente diferente daquele pago em um financiamento. 

consorcio é melhor que financiamento? Não faça nenhum dos dois até ler este artigo.

No consórcio você acaba demorando mais para ter o veículo, porque comprar o carro em um consórcio é uma atitude fruto de equilíbrio e planejamento. Pense bem: você não terá ao comprar seu veículo a incidência de juros de uma instituição financeira. Os recursos que você receberá na sua contemplação foram arrecadados junto aos participantes do seu grupo. São pessoas que estão  se auto financiando, cada participante contribui mensalmente com uma parcela, ajudando um ao outro a oportunidade de realizar o seu projeto pessoal.

A administradora, o Consórcio Volkswagen, que é a empresa que faz toda essa gestão, ela não lucra emprestando dinheiro para você comprar seu carro, pelo contrário o lucro de uma administradora vem da taxa de administração, cobrada pelo Consórcio Volkswagen por fazer a gestão do grupo de consórcio, desta forma o custo de um carro comprado a prazo pelo consórcio acaba sendo muito mais em conta do que um financiamento tradicional.

É importante você saber que um consórcio de 76 meses com uma taxa de administração de 0,26% o mês ou 3,12 ao ano é muito menos do que, você irá pagar em qualquer outra linha de financiamento a própria *Abac já declarou várias vezes no seu “blog” e no seu site que ao comprar um veículo no consórcio, a economia pode chegar até cinquenta por cento, muito menos do que um financiamento.

 De fato essa é uma grande vantagem do consórcio, de você não pagar juros e principalmente ter uma parcela muito menor e também a questão do prazo de pagamento que é maior que o financiamento, e também você não tera uma parcela carregada com taxas e encargos.


Você tem que ter uma flexibilidade de tempo para poder aguardar acontecer a contemplação que pode vir por sorteio, que, na prática, funciona como uma fila onde as pessoas que vão sendo contempladas, vão saindo da fila. É um modelo em que cada participante tem que aguardar a sua vez ou você pode furar a fila oferecendo um lance para poder antecipar a retirada do seu veículo, que também é extremamente interessante.

Agora muitas pessoas podem pensar, bom, temos vinte, trinta por cento de entrada para dar em um financiamento, então vamos para o consórcio que de fato podemos dar um lance e ser contemplado e já pegar o carro. .

Sim, porém  você tem que estar atento, pois,  mesmo essas pessoas que dispõe de recursos para dar lance, não podem esquecer que elas vão precisar de uma flexibilidade de tempo para forçar a retirada do veículo, porque no Consórcio a disputa de lances é livre não podendo garantir uma data precisa para você ser contemplado, por isso o ideal é você tenha flexibilidade de tempo para poder se planejar e programar o recebimento do seu carro e assim realizar a compra do seu automóvel economizando bastante dinheiro, que você poderá reutilizar em muitos outros projetos pessoais.

3-consorcio-e-melhor-que-financiamento-www.cvwn.com.br- (631 px × 410 px)

*Abac (Associação das administradoras de Consórcio)


Assuntos relacionados


Se este conteúdo foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se, compartilhe com seus amigos. Abaixo estão os nossos links.