Quais são os cuidados que você precisa ter antes de fazer um consórcio de carro?


Antes de concluir a compra, é essencial que você tenha ciência do que está sendo oferecido e também conheça seus direitos e deveres.

O primeiro cuidado que você precisa ter e contratar seu consórcio com uma empresa que tenha compromisso com a eficiência, e que esteja comprometida em entregar os melhores resultados para você.


Quais são os cuidados que você precisa ter antes de fazer um Consórcio de carro

Essa empresa tem a obrigação de trabalhar com transparência, por isso:

Verifique como funciona a área do cliente, procure saber como funciona para você ter acesso a todas informações do seu plano, para que você possa conferir o extrato de todos os pagamentos que você fez, os resultados de assembleias, que possibilite a interação com a administradora para emissão de segunda via de boleto, antecipar pagamentos, dar lance, etc..


Para saber se uma empresa é autorizada a negociar consórcios, consulte a lista disponibilizada na internet pelo site do Banco Central. Também é interessante fazer uma pesquisa online para saber como anda o índice de reclamações contra a administradora. É importante você comparar o volume de reclamações e volume de clientes ativos, pois as grandes empresas, têm mais reclamações, porém chegam a ter  mil vezes mais clientes que administradoras menores. É normal que uma administradora que tem volume grande de clientes satisfeitos, tenha algumas reclamações. Clique Aqui e Simule!

Tudo isso vai dar a você uma visão completa sobre o respaldo da empresa no mercado e junto a seus clientes.

As administradoras de consórcios podem oferecer diferentes opções de prazos. Na hora de escolher a duração do seu contrato, lembre-se de um detalhe: quanto maior for o tempo, menores serão as parcelas. Por isso, pense no que é mais vantajoso para seus planos: concluir rapidamente o consórcio ou pagar menos por mês?


Se você realmente precisa do bem mais com rapidez, o ideal é optar por um prazo menor. Mas atenção: sempre limite a parcela ao valor máximo que cabe no seu bolso, ok? Por outro lado, se não tiver pressa, a melhor opção é escolher um consórcio mais longo. Nesse caso, as parcelas serão bem menores.


Procure saber se você pode adiantar o pagamento das parcelas e veja como isso pode ser feito. Essa é uma boa alternativa para evitar os reajustes e quitar o consórcio mais rápido, porém é importante observar que: se você ainda não está de posse do veículo, toda vez que ocorrer correção no valor do bem, todas as parcelas que você pagou, serão corrigidas pelo valor da sua última mensalidade, isso significa que seu capital será corrigido toda vez que o veículo valorizar. Por isso é que o consórcio vale mais a Pena, porque atualiza seu capital.


Taxa de Administração:


Na prática, é o pagamento que a administradora recebe para arcar com suas despesas de funcionamento, pagando funcionários, organizando assembleias, administrando o fundo comum e assim por diante.

O custo da taxa de administração não é um item importante a ser analisado pois, o que você paga em tese tem que ser devolvido em qualidade de atendimento. Se uma administradora oferece uma taxa muito baixa de administração, porém, esta mesma administradora não tem uma estrutura de atendimento, fazendo com que no momento que você mais precisar, você fique sem acompanhamento, os poucos percentuais que você pagou a menos te sairá muito caro.. Sendo assim você vai pagar menos pela administração, porém, você pode ter dor de cabeça pela falta de uma estrutura profissional.


Priorize a avaliação da administradora! Não escolha uma empresa desconhecida, sem tempo de mercado e sem proximidade com os clientes, só porque a taxa cobrada é menor. Sua segurança vale mais!


Veja se há cobrança de fundo de reserva:


Esse é outro ponto muito relevante. Em alguns consórcios, pode estar previsto o pagamento de um valor chamado de fundo de reserva. Ele é utilizado para cobrir alguns imprevistos ( reforçar o caixa para fortalecer a quantidade de contemplações ou algum imprevisto que ocorra com o grupo. Administradoras com grupos que tem fundo de reserva, geralmente estes grupos são muito mais fortes que contemplam mais veículos. Também é importante lembrar que este percentual do fundo de reserva tem que ser devolvido corrigido no final do grupo.


Taxa de inscrição:


Algumas administradoras cobram taxa de inscrição que é uma antecipação dos  percentuais da taxa de administração Por essas e outras, é preciso dar bastante atenção a esse ponto. No Consórcio Volkswagen não é cobrada taxa de inscrição ou adesão.

Caso você tenha alguma dúvida específica e queira mais informações fale com um

especialista.


Como escolher a melhor administradora de consórcio?

Sugestão de leitura





Se este conteúdo foi útil para você deixe seu comentário, inscreva-se, compartilhe e dê um like! Abaixo estão os nossos links. 

 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato